UEL 2003

33 – Falando sobre a violência dos arrastões nas praias cariocas, Paulo Sérgio Pinheiro diz: “A síndrome da militarização avança. Além dos morros, as praias são agora territórios a ocupar militarmente. A proposta do cerco das praias é tão absurda que talvez, com o choque que se seguirá a essas propostas delirantes, caminhemos para uma melhor compreensão de um apartheid que durante décadas foi dissimulado no Rio de Janeiro. Em outubro de 1993, exatamente como em 1992, novamente os jovens não-brancos dos subúrbios, numa delirante demonstração, ocupam o playground quase centenário dos brancos e das classes médias: a invasão e ocupação das praias pelos jovens negros e suburbanos, que querem se tornar visíveis, geram o pânico na Zona Sul do Rio de Janeiro. Antonio Candido, recentemente, dizia que a ameaça da violência e do crime talvez consiga gerar aquele instante de consciência e desencadeie as reformas que mais de meio século de revolução e protesto operário não conseguiram realizar aqui.” (In: ARAÚJO, Ângela M. C. (Org.). Trabalho, cultura e cidadania. São Paulo: Escritta, 1997. p. 208.)
De acordo com o texto, é correto afirmar:
a) A certeza da impunidade leva os jovens dos subúrbios à invasão das praias da Zona Sul carioca.
b) Os arrastões nas praias da Zona Sul, praticados pelos jovens dos subúrbios, são exemplos de superação do apartheid social.
c) As praias são cobiçadas como locais de exibicionismo pelos jovens do subúrbio carioca.
d) A violência, representada pela invasão das praias por jovens dos subúrbios e pela presença do exército, é um fenômeno que pode estimular a reflexão e a ação sobre as desigualdades sociais.
e) A militarização das praias poderia ser a solução para eliminar o apartheid social, abrindo esse espaço de lazer aos jovens dos subúrbios.
resposta: D
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 743,705 visitas
%d blogueiros gostam disto: