UEL 2003

36 – O desemprego vem aumentando desde a década de 1980 em todo o mundo, nos países pobres e ricos. As explicações mais disseminadas entre acadêmicos e jornalistas referem-se sobretudo às inovações tecnológicas, às mudanças no modo de organizar a produção e à defasagem na qualificação dos trabalhadores. Contudo, alguns economistas têm apresentado uma outra variante fundamental para o entendimento do fenômeno do desemprego: o crescimento econômico. Sobre essa variante observe o gráfico abaixo, com dados da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

(Folha de S. Paulo, 1 maio 1998. Caderno Especial – Trabalho, p. 2.)
A partir da leitura do gráfico, considere as seguintes afirmativas sobre a redução do emprego.
I. Comparando-se os períodos de 1964-1973 e 1983-1992, os EUA foram o único país a ter um aumento da taxa de desemprego combinado com a elevação da taxa de crescimento econômico.
II. No período de 1983-1992, a França e o Reino Unido apresentaram os menores índices de desemprego entre os países desenvolvidos.
III. Nos períodos de 1964-1973 e 1983-1992, o Japão foi o único país a registrar um aumento relativamente pequeno no índice de desemprego, apesar de apresentar uma grande diminuição na taxa de crescimento econômico.
IV. O baixo índice de desemprego nos países desenvolvidos no período de 1964-1973 ocorre ao mesmo tempo em que se verificam taxas de crescimento econômico maiores do que as observadas no período 1983-1992, com exceção dos EUA.
Estão corretas apenas:
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) III e IV.
d) II e IV.
e) I e II.
resposta: B
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 798,252 visitas
%d blogueiros gostam disto: