UEL 2004

31- Leia a seguir uma declaração sobre as atuais conseqüências do processo de globalização, feita pelo Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), movimento revolucionário que surgiu em 1994 na região de Chiapas, no México.
“O mundo do dinheiro, o mundo deles, governa a partir das bolsas de valores. A especulação é hoje a principal fonte de enriquecimento […] Já não é necessário o trabalho para produzir riqueza, agora só se precisa de especulação […] A globalização dos mercados significa eliminar fronteiras para a especulação e o crime, e multiplicá-las para os seres humanos. Os países são obrigados a eliminar suas fronteiras com o exterior para facilitar a circulação do dinheiro, porém se multiplicam as fronteiras internas […] O neoliberalismo não transforma os países em um só, transforma os países em muitos países […] Quanto mais o neoliberalismo avança como sistema mundial, mais crescem o armamento e o número de efetivos dos exércitos e polícias nacionais. Também aumenta o número de presos, desaparecidos e assassinados nos diversos países.” (Comando Geral do EZLN. Segunda Declaración de La Realidad. In: DI FELICE, Massimo; MUNOZ, Cristobal (Orgs.). A revolução invencível. São Paulo: Boitempo, 1998. p.178-179.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que o EZLN:
a) Incentiva o neoliberalismo porque este assegura que um país se transforme interna e vantajosamente em muitos outros países.
b) Apóia a globalização porque ela faz com que os países eliminem suas fronteiras territoriais.
c) Entende que a eliminação de fronteiras que limitam a circulação monetária favorece a equânime distribuição das riquezas.
d) Defende uma resistência ao processo de globalização que faz proliferar dentro dos países as fronteiras internas de classes, etnias, culturas, etc.
e) Entende que o modelo socioeconômico neoliberal é gerador de paz social e consolidador de direitos civis.
resposta: D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 603,663 visitas
%d blogueiros gostam disto: