Pesquisa mostra segundo turno disputadíssimo no Peru.

Uma nova pesquisa de opinião sobre o segundo turno das eleições presidenciais no Peru, divulgada nesta quinta-feira, mostra que o candidato de esquerda Ollanta Humala tem 40,6% e a conservadora Keiko Fujimori, 36,8%. A diferença é de apenas 3,8 pontos. Na conta dos votos válidos, ele aparece com 52,5% e ela com 47,5%. A eleição ocorre no dia 5 de junho. A pesquisa é do Instituto CPI e está disponível na íntegra na internet.

Essa pesquisa trouxe dados bem interessantes. O primeiro é que a disputa pelo centro é voto a voto, o que obrigou ambos a moderarem seus discursos ainda mais. Ollanta Humala busca consolidar o voto popular e ser aceito pelos empresários. Ele já conquistou o apoio do escritor Mario Vargas Llosa, que perdeu a eleição para Alberto Fujimori, na década passada. Mas não conseguiu o do ex-presidente, Alejandro Toledo, que ficou em quarto lugar no primeiro turno. E tem apanhado muito dos meios de comunicação que questionam o tempo todo mudanças no seu programa de governo e especulam sobre o que faria na economia. Num segundo turno cheio de acusações, Humala tem que provar agora que não recebeu dinheiro de Hugo Chávez na campanha de 2006.

Já Keiko Fujimori tenta abrandar seu discurso e mostrar que fará um governo diferente do pai, mas não nega completamente os erros cometidos por ele. Para amenizar sua rejeição parou, por exemplo, de defender a pena de morte e acenou para a esquerda ao propor aumento nos impostos das empresas mineradoras, muitas estrangeiras, incluindo brasileiras.

Apesar da imprensa ser mais condescendente com as fragilidades de Keiko Fujimori, hoje ela precisou reponder a uma reportagem publicada no jornal El Comercio sobre seu vago programa de governo de 58 páginas, que só faz menção aos direitos humanos num subtítulo e não tem uma só palavra sobre as Forças Armadas, que se envolveram até o pescoço do chefe do Exército com a corrupção do governo de seu pai.

Pelo contrário. No programa ela não nega os anos Fujimori, que está preso numa base naval de Lima, acusado de corrupção e desrespeito aos direitos humanos. Até porque no governo do pai ela teve um papel ativo ao assumir a vaga da mãe como primeira dama após acusações desta ao presidente, em meio a um rumoroso divórico. Keiko defende ganhos da Constuição de 93, as reformas econômicas de Fujimori e faz uma única ressalva à corrupção. Também não fala sobre liberdade de expressão e de imprensa, o que é cobrado na reportagem, já que o ex-presidente comprou o apoio de vários orgãos de imprensa, conforme ficou claro em gravações do principal assessor dele à época. O problema é que vários dos auxiliares de Alberto Fujimori estão nesta campanha, conforme lembrou Rogelio Nuñéz em um artigo no site Infolatam.

Altiplano e região da selva com Humala / JP

Para onde foram os liberais

A pesquisa do Instituto CPI mostra que parte do centro liberal do país, formado fortemente pela população das classes médias de Lima, que não conseguiu colocar nenhum candidato no segundo turno, está falando “sim” a Keiko Fujimori.
Veja abaixo os números:
Lima Resto do país

Keiko 40,2% 33,8%
Humala 35,6% 45%

Os votos do ex-ministro da Fazenda, o liberal Pedro Paulo Kuczynski, vão fortemente para Keiko Fujimori. Assim como os do ex-prefeito de Lima, Luis Castañeda, que se dividem um pouco mais. Ambos estão com ela no segundo turno. Os do ex-presidente Alejandro Toledo, ao contrário, se alinham com Humala.

Divisão dos votos:

Humala Keiko
PPK 17,9 43,9
Toledo 42,2 27,6

Lima com Keiko Fujimori / JP

Rejeição e votos decididos
Outro dado importante é a rejeição dos candidatos. A de Keiko Fujimori chega a 47,8% enquanto a de Ollanta Humala é um pouco menor, 44,2%. E a percepção de vitória também é maior em relação a Humala. A metade do eleitorado acha que ele será o próximo presidente, enquanto só 35,2% consideram que ela chegará ao Palácio do Governo. O voto do esquerdista também está mais consolidado. 38,2% de seus eleitores dizem já estão decididos e os de Keiko são um pouco menos, 33%.

http://alemdosandes.com.br/?p=1016

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 896,277 visitas
%d blogueiros gostam disto: