UEL 2009

28) Algumas práticas políticas se mostram resistentes no cenário brasileiro. É o caso, por exemplo, do exercício do nepotismo, cuja proibição acaba de ser determinada pelo Supremo Tribunal Federal.
Sobre nepotismo, é correto afirmar.
a) Trata-se de prática adotada por grupos parlamentares com a finalidade de organizar o desvio de verbas públicas, utilizando licitações irregulares.
b) Caracteriza-se pela reeleição contínua de candidatos a mandatos políticos no Executivo e no Legislativo, impedindo a renovação dos representantes populares nessas instâncias.
c) Refere-se ao uso contínuo da máquina pública para a realização de melhorias e benfeitorias em propriedades particulares de parlamentares.
d) Como ocorre com o “coronelismo”, no meio rural, implica a formação de “currais eleitorais”, nos centros urbanos, com a finalidade de criar, pela força, um eleitorado fiel a candidatos populistas.
e) Caracteriza-se pela utilização de mandatos e cargos públicos para favorecer a contratação de parentes nos aparelhos de Estado, sob a justificativa de serem cargos de confiança.

 

resposta: E

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog Stats

  • 603,663 visitas
%d blogueiros gostam disto: