29 – O escritor Frei Betto assim se refere ao movimento feminista: “O movimento feminista organizado surgiu nos EUA, na segunda metade dos anos 60. Logo, expandiu-se pelos países do Ocidente, propugnando a libertação da mulher, e não apenas emancipação. Qual a diferença? Emancipar-se é equiparar-se ao homem em direitos jurídicos, políticos e econômicos. Corresponde à busca de igualdade. Libertar-se é querer ir mais adiante, marcar a diferença, realçar as condições que regem a alteridade nas relações de gênero, de modo a afirmar a mulher como indivíduo autônomo, independente, dotado de plenitude humana e tão sujeito frente ao homem quanto o homem frente à mulher.” (FREI BETTO. Marcas de Baton. Caros Amigos, ano V, n. 54, set. 2001, p.16.)
Na visão do autor, a idéia de libertação da mulher difere da idéia de emancipação e pressupõe uma concepção de política entendida como:
a) domínio e violência.
b) luta entre os gêneros.
c) exercício de hierarquia.
d) convivência entre diferentes.
e) afirmação da desigualdade.
resposta: D
UEL 2003
23 jan 2011 2 Comentários
em Questões UEL Tags:feminismo, frei betto, questão, questões, sociologia, UEL, vestibular
abr 06, 2016 @ 15:49:08
Com base em um comentário que vi, de outro exercício, creio que em alguns momentos surgem dúvidas do motivo de tais respostas. Seria possível inserir a explicação para a resposta dada?
Parabéns pelo site!!!
abr 06, 2016 @ 17:35:48
Olá, Alex.
As alternativas são apresentadas como corretas conforme o gabarito divulgado pela instituição responsável pelo vestibular. No caso dessa questão 23 do vestibular da UEL de 2003, o gabarito é fornecido pela COPS – Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL.
Disponível em: http://www.cops.uel.br/vestibular/2003/gabaritos/07jan/
Se você quiser, pode adicionar sua interpretação da questão nos comentários.
Valeu pela força!